A Sociedade Aberta (SA) é uma Organização de Sociedade Civil moçambicana, criada por estudantes do ensino superior, que se dedica à pesquisa e promoção de modelos de desenvolvimento local, com grande enfoque para as áreas de Governação Local e renda comunitária. A organização foi criada a 24 de Dezembro de 2004, no contexto da existência de um desfa- samento entre a academia e a comunidade. O seu registo e reconhecimento tiveram lugar em Agosto de 2006, por um total de 10 membros.
Os fundadores da SA foram jovens da Matola, que se juntaram e decidiram aproveitar o seu dinamismo interno que tinha sido identificado após a realização de algumas iniciativas em que estiveram envolvidos, as quais tiveram grande impacto social e demonstraram o seu grande poder de mobilização perante a sua comunidade. Cita-se como exemplo, a participação no grupo cultural “Nhanda;” a representação da Rede Provincial de Combate a Droga, que culminou com a realização de uma marcha “comboio contra HIV/SIDA na Matola” na qual participaram mais de mil pessoas.
Estas acções aumentaram a auto-confiança do grupo e culminaram com a realização de conjunto de reflexões com outras organizações da sociedade civil e a comunidade, que definiram as áreas de intervenções da SA. Constam das acções iniciais da organização, a condução de uma pesquisa sobre os níveis de DTS na cadeia central de Maputo, a realização de um debate sobre o estágio de desenvolvimento da Província de Maputo e a criação das plataformas de governação, de G20, em todos distritos da província de Maputo.
A despeito da reputação que atingiu, tanto da sociedade civil, assim como do Governo local, resultante das actividades realizadas nos últimos 07 anos, a maior parte das acções da SA vinha sendo apoiada por projectos de curta duração, sem uma conexão lógica de continuidade e inte- gração, o que limitou o impacto junto do grupo alvo.
Assim, a SA elaborou a presente Estratégia 2011-2014, que constitui o primeiro documento orien- tador a médio prazo para as suas intervenções, com vista a incrementar o seu contributo no de- senvolvimento da província de Maputo, através do empoderamento das comunidades para o desenvolvimento local e uma participação activa, consciente e responsável no processo de governação.
Visão
Província de Maputo - Sociedade Justa e Próspera
Missão
Colocar a pesquisa académica ao serviço da comunidade, promover modelos de desenvolvimen- to e de governação sustentáveis, transparentes e centrados no homem.
Valores
Integridade: a SA procurará assegurar que as suas acções são conduzidas de forma íntegra e transparente.
Promoção dos direitos humanos: a SA continuará a promover o respeito pelos direitos humanos, tendo em conta a sua universalidade e inalienabilidade. Um enfoque especial continu- ará a ser dado aos direitos das mulheres e dos jovens na condução das suas actividades.
Boa governação: na realização das suas actividades, a SA procurará reforçar a participação activa do grupo alvo, a transparência, a anti-corrupção e o respeito à lei.
Valorização do conhecimento local: na busca da ligação entre a comunidade e a acade- mia, a SA irá valorizar o mapeamento e integração do saber local no desenho e implementação das suas acções.
Poderá ler na integra o nosso plano estratégico